quinta-feira, 24 de outubro de 2013

UM MÊS MISSIONÁRIO

Dom Antônio Muniz
A Igreja caminha com a humanidade inteira...

Dom Antônio Muniz
Arcebispo de Maceió, AL.

S
eguindo a orientação do próprio Catecismo, somos conscientes de que em sua missão: "A Igreja caminha com a humanidade inteira. Experimenta com o mundo a mesma sorte terrena; é como o fermento e a alma da sociedade humana a ser renovada em Cristo e transformada na família de Deus".

Por esse e outros fatos importantes, este mês deve ser motivador para que assumamos o nosso papel de cristão missionário, seja na nossa família, comunidade e ou sociedade. Porém, este momento não deve ser somente de ação, deve ser também de reflexão. Pois, para sermos missionários não precisamos percorrer grandes distâncias. Ser missionário é fazer a difícil viagem de sair de si, e ir ao encontro do outro, do novo, do diferente como em busca dos frutos da fé em Cristo. É preciso pensar, planejar, ver a maneira de agir sem que esses frutos sejam estragados ou que sejamos machucados pelos espinhos. E isso exige de nós uma abertura pessoal e comunitária para responder aos desafios de ser missionário.

Quando assumir o pastoreio desta Arquidiocese, vislumbrei essa realidade de Igreja, tendo como base a luz do próprio Vaticano II, uma Igreja missionária e samaritana, e depois de alimentar esta consciência, uma Igreja orante, com um olhar fitado no Mestre Jesus. A partir destes pressupostos posso afirmar: precisamos assumir com urgência os desafios e o compromisso de ser missionário, que é o de ter a missão não somente de levar algo, mas também de descobrir. Não somente de dar, mas receber. Não somente conquistar, mas partilhar e buscar juntos sempre a verdade em Cristo através de nossos gestos, atitudes e atos. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser Igreja.

O nosso Papa Francisco fazendo uma releitura da própria caminhada da Igreja, mostra-nos claramente que: “Ser missionário é um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não for missionária. Jesus não é propriedade da nossa Igreja Católica. Somos convidados a buscá-lo pelo testemunho da nossa fé, que evidentemente nos reporta a religião, ligar novamente”. Só ligaremos novamente se formos impulsionado pela fé na dimensão missionária e humana.

Alguns santos pelo testemunho da fé nos mostraram o poder do ímpeto missionário. Assim nos ensinou São Francisco de Assis: "Ao irem pelo mundo, não discutam, nem porfiem com palavras, nem façam juízo de outrem, mas sejam mansos, pacíficos, modestos, afáveis e humildes, tratando a todos honestamente, como convém”.

Por isso não sejamos individualistas vivendo uma fé intimista, mas, com a missão de juntos construirmos a Igreja, onde nos coloquemos como discípulos missionários de Jesus Cristo, colocando a mão no arado, para que possamos como missionários levar o amor de Deus e a caridade àqueles que ainda não vivem uma fé que nos coloca no espírito de redes de comunidade, na partilha e na caridade.

Como cristãos conscientes, tomemos o mês de outubro como ocasião de reflexão e de um ponto de partida para um trabalho que embora seja árduo, é compensado e nos ajudará a construir um mundo melhor.


Fonte: Jornal O Semeador