sábado, 12 de outubro de 2013

DOM VINCENZO PAGLIA DIZ QUE A FAMÍLIA É O RECURSO MAIS IMPORTANTE DA SOCIEDADE

Dom Vincenzo Paglia
O
 Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, afirmou que "A família é o recurso mais importante. No mundo de hoje que exalta o 'eu' é necessário exaltar o 'nós', fundamento de nossas sociedades". A afirmação aconteceu durante o encontro com jornalistas, na manhã da última quinta-feira, 10 de outubro, sobre a próxima plenária do dicastério, que se realizará entre os dias 23 e 25 deste mês.

Foi apresentado também um livro com 35 textos, escritos pelo Cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 1999 a 2013, sobre temas da família e da vida. Além disso, o livro também trata da peregrinação em Roma, marcada para os dias 26 e 27 deste mês, primeira ocasião oficial de encontro entre o Papa Francisco e as famílias do mundo inteiro.

Os novos horizontes antropológicos e os direitos da família estarão no centro da próxima plenária do Pontifício Conselho para a Família. O encontro recebeu maior motivação após a convocação do Sínodo extraordinário para a família, em outubro de 2014, feita pelo Papa Francisco na última terça-feira, 8.

O arcebispo Paglia definiu a iniciativa como grande ato de amor do Pontífice para com as famílias, que na sua opinião, são o recurso mais importante da sociedade. "Não nos esqueçamos que no ápice da semana da criação o Senhor fez sua obra-prima – o homem e a mulher – que é a 'communio', é o nós e não o eu. E hoje, enquanto se exalta o 'eu', nós acreditamos ser indispensável exaltar aquele 'nós' extraordinário que está também na base de nossas sociedades", disse Dom Vincenzo.

PEREGRINAÇÃO DAS FAMÍLIAS
A coletiva foi, sobretudo, ocasião para ilustrar os três dias da plenária sobre a família. O Papa terá uma participação nos trabalhos do encontro na sexta-feira, 25, às 16h30 (horário italiano), e celebrará uma Missa no domingo, 27, pela manhã (com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova, a partir das 7h30min - horário de Brasília).

Ainda no dia 25, serão abordadas as contribuições sobre os direitos da família na perspectiva judaica e islâmica. No sábado, à tarde, acontecerá uma peregrinação das famílias ao túmulo de Pedro, por ocasião do Ano da Fé.

Outro evento destacado durante a coletiva foi o Simpósio sobre a atualidade da Carta dos Direitos da Família, que acontecerá na quinta-feira, 24, na Domus Pacis, em Roma. O documento completa 30 anos de publicação.

Dom Paglia destacou ainda a relevante presença de crianças e idosos na Praça São Pedro, para o encontro com o Papa. "Creio que um dos temas gravíssimos do mundo de hoje é a fragmentação da relação entre as gerações. A esse propósito, anuncio já agora que na metade de novembro haverá um simpósio sobre essa temática", comentou o arcebispo.


Segundo estimativa, cerca de 150 mil pessoas, provenientes de 75 países dos cinco continentes, participarão de todas as atividades do evento em Roma.