segunda-feira, 27 de maio de 2013

ARRAIÁ DO MFC MACEIÓ - COMUNICADO


VITÓRIA DA CONQUISTA SEDIA 18º ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO


V
itória da Conquista, no sudoeste da Bahia, se prepara para sediar entre os dias 6 e 12 de julho o 18º Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão (ENA). Essa é a primeira vez que o evento, para o qual são esperadas mais de 500 pessoas de todo o país, acontece numa cidade do interior do estado. Salvador recebeu a sexta edição do encontro em 1974. Para garantir o sucesso da edição conquistense do ENA, equipes do Movimento Familiar Cristão (MFC) da cidade cuidam de todos os detalhes, como hospedagem, liturgia, alimentação, cultura e lazer.

Auristenisson da Mota
Coordenador de Infraestrutura do 18º ENA
Durante o coquetel de lançamento do evento, promovido na quinta-feira, 23, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, o coordenador de Infraestrutura do ENA, Auristenisson da Mota realçou os motivos que tornaram Vitória da Conquista a cidade sede. “Essa escolha se deu por unanimidade, um fato inédito. O MFC daqui tem um número bastante significativo de pessoas e diversos trabalhos desenvolvidos nas áreas social e religiosa. Tem também a questão da política da família que tem atraído a atenção de todo o Brasil”, destacou. Atualmente, 17 estados participam ativamente do Movimento Familiar Cristão (MFC).

Valdemir Dias, secretário municipal de Administração
Representando na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes, o secretário municipal de Administração, Valdemir Dias, enfatizou o que significa para a cidade receber um evento dessa magnitude. “É uma oportunidade ímpar Vitória da Conquista ser a primeira cidade do interior a receber um evento como esse, que contará com pessoas dos quatro cantos do país e até da América Latina. Será uma oportunidade para a cidade mostrar sua cultura, os valores que aqui temos, o Movimento. A Prefeitura está apoiando esse evento e deseja que seja um excelente encontro”, enfatizou.

Eduardo Moraes, coordenador do MFC da cidade
Expectativas – Em sua 18ª edição, o encontro, que acontece a cada três anos, abordará o tema “Famílias: abram os olhos para os desafios do século XXI”. Durante uma semana, os participantes do evento refletirão, por meio de oficinas, palestras, apresentações de trabalhos e atividades culturais, as realizações do Movimento junto às famílias brasileiras. “Esperamos que ao término do ENA, Vitória da Conquista seja tomada por esse espírito familiar onde as pessoas, as famílias saiam mais preparadas para enfrentar esses desafios apontados no tema”, contou o coordenador do MFC da cidade, Eduardo Moraes.

A programação do evento abrirá espaço ainda para a Assembleia Geral Nacional do Movimento, que contará com as presenças de coordenadores estaduais, regionais e do Conselho Diretor Nacional. Na oportunidade, serão deliberadas as ações para os próximos três anos, bem como eleitos os coordenadores para as diversas instâncias do Movimento. As atividades serão realizadas no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e no Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal).

Rubens Carvalho - Setor de Comunicação do 18º ENA
Os integrantes do Movimento, esperam com ansiedade o início do ENA e as contribuições dele para a sociedade. “A realização do ENA aqui traz uma realidade de Brasil, de América Latina para ser discutida com as famílias de Conquista e nós somos protagonistas desse processo de construção. Então, é a partir de Conquista que o Movimento vai fazer suas diretrizes para os próximos anos e influenciar instituições como CNBB, Câmara dos Deputados com políticas focadas na família. Esse é o nosso grande desafio”, assegurou Rubens Carvalho integrante do MFC das Candeias, há 6 anos.

Trabalho de referência – Além de sediar o 18º ENA, o ano de 2013 reserva outro motivo de celebração para o Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista. Em outubro, ele completa 45 anos de um trabalho referenciado no município, principalmente, no que diz respeito às ações sociais. Nesse sentido, destaque para os projetos Irmãos de Sangue, que consiste na doação voluntária de sangue, e De Olho no Óleo, que visa reaproveitar o óleo de cozinha oriundo de frituras na fabricação de sabão.

O MFC de Vitória da Conquista possui cerca de 52 grupos organizados nas paróquias de Santa Luzia, Rainha da Paz, Guadalupe, Catedral, Fátima, Graças e das Candeias, dos quais fazem parte aproximadamente 700 pessoas.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – Bahia.