quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA - GILSON DE NANA

PALAVRA EMPENHADA - James Magalhães de Medeiros



PALAVRA EMPENHADA

O
 poder do pensamento pode criar vida. Um pensamento positivo cria situações positivas; um pensamento negativo cria amargura. No Evangelho de João, aprendemos que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

Assim, já é hora de compreendermos que devemos ser responsáveis ao falar e conversar. As palavras tem força própria - seguem a lei da gravidade: ao jogar uma bola para cima ela cairá, e poderá bater na nossa cabeça. Imaginemos então que cada palavra que proferimos vai para cima, num dado momento elas cairão... resta saber, se são boas ou más palavras. Imagine que palavras boas são flores perfumadas, e palavras ruins são pedras. O que estamos jogando no Universo, flores ou pedras? Cada indivíduo deve ser - conscientemente - responsável pelo que diz, conversa e afirma.

Por outro lado também precisamos aprender a calar. Por que espalhar aos quatro ventos flores, que ainda não colhemos? Quantas vezes, inocentemente, narramos uma coisa ótima, que estava para acontecer e pouco tempo depois a situação se inverteu completamente?

Se é verdade que a palavra tem que ser planejada, para ser empenhada, isto quer dizer que a personalidade e o caráter são como pedras embrutecidas que são dadas aos seres humanos como espécie de troféu, que devem ser trabalhadas para uma evolução majestosa e retilínea.

Na prática, é comum pessoas com personalidade forte, possuidoras de caráter definido, enquanto que outras apresentam personalidade indefinida, com caráter igualmente indefinido. Assim, àquelas são pessoas de bom caráter, guerreiras, que sabem o que querem na vida e lutam por aquilo que quer, como já dizia Flávio Cavalcante.

A conclusão é que tudo fica a depender da palavra empenhada, assumida, e estas do DNA ético de cada um, que, por sua vez tem a sua origem no caráter construído por cada pessoa. Assim, caráter e personalidade são a identidade de cada um de nós. É a nossa impressão digital.