quarta-feira, 1 de agosto de 2012

JAN CLAUDIO SE APRESENTA HOJE NO TEATRO DEODORO


A
 música se junta à poesia e desse encontro surgiu o espetáculo “Entre Amigos” que será apresentado no palco do Teatro Deodoro, nesta quarta-feira (01), no projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, com Jan Cláudio  e Eduardo Proffa. O show será apresentado a partir das 19h, com ingressos a R$ 5,00 e R$ 10,00.

O Show Entre Amigos foi criado em 2011, para participar do Projeto Palavra Mínima, promovido pela Cooperativa dos Profissionais de Música (COMUSA) com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). A proposta une música e poesia em um mesmo espetáculo, em um só momento. A boa receptividade do público e as críticas favoráveis deram segurança e mais uma vez os artistas resolveram se unir para participar do Projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato – 13ª edição, promovido pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas - DITEAL.

A idéia integra a música e a literatura. Contando com a presença do poeta interagindo ativamente do espetáculo musical, lendo e interpretando poesias autorais. Por ser um espetáculo musical impregnado de literatura, se apresenta como um desafio de proporcionar a sintonia entre a palavra cantada - a música e a interpretação dos textos – a poesia. Os artistas intervêm um no trabalho do outro, enriquecendo-os e demonstrando que é possível a convivência harmônica na música, na literatura e, sobretudo, na vida.
A proposta de Jan Claudio é a de apresentar ao espectador alagoano o trabalho de criação musical em um formato acústico, enfocando sua obra autoral interagindo com os poemas do autor. Com aspecto estético focado na Música Popular Brasileira.

O poeta que divide o palco é Eduardo Proffa, que também é compositor. Criador da Revista Eletrônica A Villa Caeté em Revista, autor do Manifesto Antropofágico Cultural Alagoano e autor do livro de poesia, Ecos da Cidade. É também membro das Academias: Maceioense de Letras e ALANE – Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Para este novo show os amigos trazem uma nova roupagem que conta com as participações especiais de: Irina Costa, Ezra Mattivi, Naéliton Santos e o Grupo Musical Caçuá.

JAN CLAUDIO
Girau do Ponciano foi o berço para o cantor e compositor alagoano Jan Cláudio. Desde criança foi embalado pelos acordes musicais de seu pai que era músico, o que fez com que ele desenvolvesse o gosto apurado pela música. Teve sua iniciação musical aos 17 anos quando começou a tocar violão e participar de apresentações estudantis.

Contador de formação acadêmica, bancário de profissão, músico de paixão. Por força dos compromissos da vida a música sempre foi encarada como uma atividade paralela. Após alguns anos essa veia artística ficou mais latente e passou a integrar o Grupo vocal Nó Na Garganta, com o qual participou das edições do FEMUSESC/AL de 2003 a 2006.

Em 2011 participou do Projeto Palavra Mínima, organizado pela COMUSA e IZP, com o Show entre Amigos em parceria com Eduardo Proffa. Participou do Projeto Palco Aberto, realizado pela Boibumbarte, com o Show “A Arte dos Loucos”; com o mesmo show, fez o encerramento do Festival de Música do SESI/AL.

EDUARDO PROFFA
Eduardo Proffa nasceu em São Paulo – Capital, em 16 de janeiro de 1965, com o nome de Eduardo Souza Oliveira, chegando a Maceió com 05 anos de idade e foi residir no bairro do Pinheiro-Farol. Com 15 anos iniciou o Curso de Edificações na Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL, antiga CEFET, hoje IF-AL), onde participou da primeira antologia literária com o poema: Por que tem que ser? . Hoje, é professor de Educação Física da Escola Estadual Margarez Lacet e do Colégio Marista de Maceió.