quarta-feira, 2 de maio de 2012

MISSA DE ENTREGA DA 29ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 3


N
esta quinta-feira, dia 03, às 19 horas, os mefecistas que trabalharão na 29ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ, estarão reunidos na Capela do Colégio Imaculada Conceição, na Pajuçara, para a SANTA MISSA DE ENTREGA, celebrada pelo Padre Manoel Henrique, assessor eclesiástico estadual do MFC.

Devem participar da SANTA MISSA DE ENTREGA todos os dirigentes, casais assessores, coordenadores e membros das equipes de trabalho e auxiliares de comunidade. A coordenação geral recomenda que todos vistam a camisa do MFC durante a Missa e durante toda a Nucleação.

É importante que todos que trabalharão na 29ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ participem da SANTA MISSA DE ENTREGA, onde ofertarão ao Senhor o trabalho, a dedicação e o empenho em mais uma Nucleação a serviço da propagação da palavra de Deus.

CONDIR NORDESTE APOSTA NA EXPANSÃO DO MFC


D
esde que assumiu a Coordenação do Conselho Diretor Regional Nordeste do Movimento Familiar Cristão, o casal James e Fátima Medeiros se dedicam a expansão do MFC na região.


Na sexta-feira, 27, membros do Movimento Familiar Cristão de Alagoas, à serviço do Conselho Diretor Regional Nordeste (CONDIR/NE), partindo de Maceió (AL), percorreram aproximadamente 1.500 quilômetros, visitando as cidades de Taipu (RN), Natal (RN) e Guarabira (PB), em missão de expansão do MFC na região Nordeste.

Os mefecistas alagoanos James e Fátima – coordenadores estadual Alagoas e regional Nordeste; Jorge e Penha – SERCOM CONDIR/NE; Vamberto – vice-coordenador estadual Alagoas e regional Nordeste; Fiel e Claudete – secretários estadual Alagoas; Flávio e Lucila – assessores estadual Alagoas de Expansão e Nucleação; e Gastão – assessor estadual Alagoas de Expansão e Nucleação, em missão, partiram de Maceió para os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, para se reunir com leigos e autoridades eclesiásticas para formar novos núcleos e reativar núcleos que no passado funcionaram.

Padre Francisco  e os mefecistas de Alagoas
Na tarde da sexta-feira (27), no Rio Grande do Norte, os mefecistas a serviço do Conselho Diretor Regional Nordeste do Movimento Familiar Cristão se reuniram na Cidade de Taipu com o Padre Francisco de Assis Inácio, pároco e administrador das Paróquias de Taipu e Poço Branco.

Na reunião em Taipu, James e Fátima - coordenadores regionais fizeram uma explanação da história do MFC no Brasil, destacando o trabalho realizado pelo movimento com as famílias. Padre Francisco de Assis Inácio disse já conhecer a história do MFC na Cidade de Taipu, quando atuavam na paróquia as freiras da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, religiosas oriundas do Rio Grande do Sul, que ao chegarem ao Rio Grande do Norte, fundaram o Movimento Familiar Cristão na cidade para trabalhar com as famílias. O pároco se mostrou bastante interessado em reativar o Movimento Familiar Cristão na paróquia, destacando a necessidade de ter pessoas trabalhando em prol da família, especialmente as mais carentes, as mais incompletas pelo abandono do lar, pela marginalidade, doença e até mesmo pela ignorância.

Padre Francisco ofereceu um saboroso lanche
Ficou acertado que o Padre Francisco conversará com casais interessados em participar da nova fase do Movimento Familiar Cristão e o MFC, através do CONDIR NORDESTE, voltará para realizar um Encontro de Casais, fundando oficialmente mais um núcleo mefecista na região Nordeste.

Após a reunião, Padre Francisco de Assis Inácio ofereceu um belíssimo lanche aos mefecistas. Os mefecistas deixaram com o padre as últimas três edições do Jornal Atuação, edições 76 e 77 da Revista Fato e Razão, Estatuto e Regimento atualizado do MFC e a história impressa do MFC.

Fátima, Ir. Marilúcia, Ir. Natalina e James
No sábado (28), pela manhã, já em Natal, capital do Rio Grande do Norte, os mefecistas se reuniram com as Irmãs Natalina e Marilúcia, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, religiosas que ao chegarem ao Rio Grande do Norte, fundaram o MFC na cidade de Taipu, com 12 casais, para trabalharem as famílias, empregando as diretrizes do MFC Nacional, promovendo reuniões mensais, momentos de formação, lazer, evangelização, etc. O MFC em Taipu chegou a funcionar com 32 casais, mas, com o decorrer do tempo, e sem novas nucleações, parou no tempo, e hoje apenas as lembranças boas marcam aqueles que viveram o MFC na sua essência.

Mefecistas e as Irmãs em Natal/RN
As irmãs contaram um pouco da história do MFC no Rio Grande do Norte, principalmente em Taipu, onde o MFC foi importante no trabalho realizado com as famílias. “Ainda hoje, alguns casais que participaram do MFC de Taipu, que hoje moram em Natal, se reúnem uma vez por mês, aqui em casa, relembrando as reuniões do MFC”. Disse a Irmã Natalina.

James propôs as Irmãs que fizesse um convite aos mefecistas da época de Taipu, para que marcasse uma reunião, com a presença de mefecistas da regional Nordeste, para reativar o grupo e formarem, com novos casais, mais um núcleo do MFC. As Irmãs se comprometeram em fazer o convite e marcar a reunião.

Futuros mefecistas atentos a palestra sobre o MFC
Na noite do sábado (28), na cidade de Guarabira (PB), a 98 quilômetros da capital João Pessoa, os mefecistas do CONDIR/NE se reuniram no auditório do Victor's Center Hotel, com 34 pessoas, onde a coordenação regional fez uma explanação do que é o MFC, seu carisma, seu ser, natureza, objetivo, metodologia, etc.

Foi distribuído material impresso com a história do MFC, Jornais Atuação, Estatuto e Regimento e Revistas Fato e Razão. Após analisar tudo que ouviram e o material recebido, as 34 pessoas se reunirão no dia 17 de maio para decidirem se participam do MFC.

Mefecistas reunidos com Dom Lucena em Guarabira/PB
Na manhã do domingo (29), ainda em Guarabira, o MFC se reuniu com o Bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que ouviu da coordenação regional Nordeste do MFC uma explanação do que é o MFC, sua metodologia, carisma, objetivo, etc. Os mefecistas falaram da reunião com as 34 pessoas, realizada na noite anterior, e do desejo em fundar um núcleo do MFC em Guarabira.

Os mefecistas de Alagoas com Dom Lucena
Dom Lucena, relatou que já conhecia a atuação do Movimento Familiar Cristão, em Caicó, Rio Grande do Norte, quando o movimento funcionava. Disse da satisfação em receber os missionários do Movimento Familiar Cristão em sua casa. Dom Lucena recebeu material impresso do MFC. A visita foi concluída com uma oração e a benção de Dom Lucena aos mefecistas nessa missão de expansão do MFC na região Nordeste.