terça-feira, 27 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - DOMINGOS & RENATA

ANIVERSARIANTE DO DIA - CLAUDIA DE ADRIANO

MFC MACEIÓ REALIZA VIA SACRA NO SÁBADO, 31


O
 Movimento Familiar Cristão de Maceió realiza no próximo sábado, dia 31 de março, a partir das 17 horas, no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro (veja o mapa abaixo), a Encenação da VIA SACRA com o momento do Lava Pés; Visita às Estações; Santa Missa e Jantar Medieval.

As luzes do Rancho serão apagadas para a encenação da VIA SACRA, traduzindo a caminhada de Cristo até ao Calvário. O evento será iniciado com o momento do Lava Pés no gramado do Rancho Pé de Pinhão, com todos sentados, luzes serão acessas na cor verde apenas nas popas das arvores. Neste ato, um casal mefecista lavará, enxugará e beijará os pés de doze mefecistas, relembrando o ato de Jesus com os Apóstolos. Após o ato do Lava Pés, serão distribuídas tochas e mantos para iniciar a VIA SACRA.

Os mefecistas percorrerão com muita fé, devoção e emoção as estações, relembrando a caminhada de Jesus carregando a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quinze estações. O exercício da VIA SACRA é muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Durante a VIA SACRA, o Grupo de Teatro do Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Limoeiro de Anadia, vestidos com vestes da época de Jesus Cristo, abrilhantaram o evento, participando de todos os atos.

Após a VIA SACRA haverá a Celebração Eucarística e finalizando o evento, será servido aos presentes um JANTAR MEDIEVAL, em mesas rústicas (sopa nas cumbucas de barro, pão caseiro, coxa de galinha e vinho).

ECCi – Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão de Maceió convidam todos os mefecistas, seus familiares e amigos para participarem desta frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

LIMOEIRO DE ANADIA
Limoeiro de Anadia realizará a sua VIA SACRA na quarta-feira, dia 28, a partir das 19 horas, partindo da entrada principal da Fazenda São Jorge, percorrendo dois quilômetros até o Povoado Terra Nova.

A cada Estação, acontecerão meditações e reflexões com o Padre Marlúcio, Pároco de Limoeiro de Anadia e a apresentação do Grupo de Teatro do Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Limoeiro de Anadia, vestidos com vestes da época de Jesus Cristo, abrilhantando o evento. Cânticos religiosos serão entoados durante toda a VIA SACRA. Espera-se um público superior a dois mil e quinhentos fiéis participando da VIA SACRA.

MATRIZ DE CAMARAGIBE
Em Matriz de Camaragibe a VIA SACRA acontecerá na sexta-feira, dia 30, a partir das 19 horas, saindo defronte do Núcleo Rural de Educação (NURE), percorrendo o perímetro urbano da Cidade até a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, com a participação da comunidade católica. Durante todo o evento o Padre Marcos Antônio Silva de Souza fará meditações e o Grupo de Teatro Dom Bosco, animados pela Articulação da Juventude Salesiana fará a animação e encenação a cada estação.