sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

COMUNICADO DE FALECIMENTO

Matheus Bernardo

Comunicamos com pesar o falecimento de MATHEUS BERNARDO, filho do casal Bernardo e Fabiana (Grupo Caná da Galileia).

Matheus se encontrava internado no Hospital A. C. Camargo, em São Paulo-SP, onde se submeteu a uma cirurgia emergencial na ultima quarta-feira (28), vindo a falecer nesta sexta-feira (30).

O corpo deve chegar a Maceió às 13 horas deste sábado (31) e o sepultamento acontecerá às 16 horas no Cemitério Campo Santo Parque Maceió, localizado no Benedito Bentes.

Confiantes no amor de Deus e na certeza de que agora MATHEUS BERNARDO está na graça do Pai, elevemos os nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

As Coordenações de Estado e da Cidade de Maceió do Movimento Familiar Cristão expressam seus sentimentos à família enlutada, nesse momento de dor e sofrimento, com a certeza que Deus acolherá MATHEUS BERNARDO em sua maravilhosa graça.

Nossos relacionamentos, nossas vivências, nossas atuações no MFC, geram um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade e de simpatia, resultando nas nossas grandes amizades fixadas ao plano de Deus.

RENOVADOS PARA UM TEMPO NOVO

Padre Fabrício de Andrade

Padre Fabrício de Andrade
Portal Canção Nova

Mais do que um ano novo, que em 2012 possamos experimentar um tempo novo. O que a Palavra nos ensina é que esse tempo novo é construído no tempo da conversão.

Independentemente do que você fizer nesses últimos dias do ano, 2011 vai acabar e 2012 vai chegar. E nós, não queremos preparar você para a virada de ano, mas para a mudança de vida.

No dia 25 de dezembro deste ano, a Igreja celebrou 50 anos do Concílio Vaticano II. Com essa celebração, somos convidados a voltar nossos olhos às últimas cinco décadas para dar mais qualidade ao nosso presente.

Papa João XXIII explicou por que o Concílio Vaticano II fez com que a Igreja experimentasse um tempo novo:

"Este Concílio se fundamenta, principalmente, numa grave crise da sociedade desta época, pois, ao mesmo tempo em que se vê uma sociedade com grande progresso material, o mundo se encontra em grande decadência moral gerando crises de valores. Os homens já não anseiam pelos valores celestes; estão enfraquecidos diante dos gozos terrenos. Sendo assim, é urgente resgatar os valores cristão, possibilitando aos homens a salvação dos valores cristãos".

Hoje, esse texto ainda se enquadra a essa questão, pois nossa sociedade se desenvolve materialmente, mas sua decadência moral é inversamente proporcional. Os homens de hoje, como os de 50 anos atrás, estão enfraquecidos, porque estão se lambuzando dos prazeres daqui e se esquecendo dos valores do céu.

Em Efésios 4,17-24, lemos: “Eu vos digo, pois, e vos conjuro no Senhor, que não vos comporteis mais como se comportam os pagãos, por sua mentalidade fútil. Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações. Com sua consciência embotada, entregaram-se à devassidão, praticando avidamente toda sorte de impureza. Quanto a vós, não foi assim que o Cristo vos foi ensinado, se é que ouvistes falar dele e nele fostes instruídos, conforme a verdade que há nele — em Jesus. Precisais deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões enganadoras. Por outro lado, precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente, e vestir-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade”.

Faça a experiência de, nestes dias, encontrar um tempo novo. Nós não estamos fazendo a proposta de um Jesus "por atacado", mas já assumo, na autoridade da Igreja, que Deus está falando com você, pois esta é a missão da Canção Nova: fazer encontros nos quais você faça a experiência do Deus vivo.

Essa preparação para o tempo novo precisa começar de dentro para fora. No entanto, a maior preocupação da sociedade é a cor da roupa a ser usada, o lugar em que vão passar a virada ou a cor da roupa íntima a ser usada. Mas nós vamos apresentar a você um tempo no Senhor, pois, independente da cor da sua roupa, Deus está fazendo um tempo novo na sua vida.

O que celebramos nessas oitavas de Natal é a entrada da luz na humanidade. Essas mentes obscurecidas, citadas na Palavra, experimentam a luz de um jeito distante, e quanto menor a incidência de luz, tanto menor a capacidade de enxergar o que está à sua volta.

Você já conviveu com alguém “cabeça-dura”, “coração duro”? Essa luz, que estamos celebrando, vai incomodar essas pessoas para que elas tomem consciência sobre o que precisam mudar. Essa é a hora que você precisa para preparar a sua passagem de ano e abrir sua mente e seu coração para o anúncio da Palavra. “Quanto a vós, não foi assim que o Cristo vos foi ensinado, se é que ouvistes falar dele e nele fostes instruídos, conforme a verdade que há nele — em Jesus” (Efésios 4,20-21).

Não adianta mudar o ano se a forma de viver for velha, porque, assim, você já começa o ano com “cheiro de naftalina”. Esse tempo precisa começar com sua conversão, e isso só acontece a partir do momento em que vamos centrando nossa vida em Deus.

Queremos conduzir você a uma fonte verdadeira para que você possa matar a sua sede. Neste tempo novo, você é convidado a experimentar a água nova, cuja fonte ninguém pode poluir. Essa fonte tem a força de purificar nossa mente, nosso coração.

“Precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente” (Efésios 4,22). Passar de um ano para outro com a cabeça velha não adianta. Você precisa mergulhar na fonte, que é Jesus Eucarístico, Jesus-Palavra. Temos de deixar essa vida velha, despojando-nos de tudo o que foi errado!

Eu, hoje, o convido a se renovar, a voltar-se à imagem e semelhança que Deus lhe deu, a vestir-se do homem novo criado à imagem do Senhor na verdadeira justiça e santidade.

Ter Jesus como centro da nossa vida é sinônimo de santidade. Precisamos dar uma resposta diferente àquela sociedade de 50 anos atrás, que estava enfraquecida pela devassidão e imoralidade. A linguagem do Papa João XXIII, de 50 anos atrás, ainda pode ser aplicada, nos dias de hoje, a toda a nossa sociedade. E o convite que ele fez há 50 anos, eu faço hoje a você.

Esse é um tempo de fazer um exame de consciência. O que tem sido o centro da sua vida: o dinheiro, o prazer, a mentira, o pecado? Seja qual for, está errado, porque o único centro capaz de nos dar o equilíbrio é Jesus Cristo. Ele é o centro e a fonte.

Faça a experiência de se enxergar. Essa mudança é o que vai fortalecê-lo e ajudá-lo a encarar a sua realidade. Quantos de nós, na passagem de ano, dizemos que desejamos paz? Somos chamados a pedir essa paz aqui nesta vida para experimentá-la no céu.

Um povo que tem medo de enfrentar os desafios das tribulações precisa estar renovado. Independente dos problemas, se estou renovado, sou capaz de enfrentá-los.

Se não podemos apressar o calendário civil para dizer "Feliz Ano Novo!", podemos dizer, agora, na força do Espírito: Feliz Vida Nova!