quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - SÉRGIO & EVELINE

DEFINIDO TEMA E LEMA DO 18º ENA

A Equipe de Metodologia e Conteúdo do 18º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC que se realizará em 2013, na Cidade de Vitória da Conquista – BA, esteve reunido em Curitiba - PR, para a 1ª reunião de trabalho.

A equipe recebeu da Coordenação Nacional as sugestões de “Tema” “Lema” para o próximo ENA que foram enviadas por mefecistas de todas as regiões, e após trabalharem as opções, escolheram as seguintes:

TEMA:
Famílias: abram os olhos para os desafios do século XXI!
LEMA:
“Eu vim para que todos tenham vida, vida em abundância”. (Jo 10,10).

Participaram da 1ª Reunião da Equipe de Metodologia e Conteúdo os mefecistas: Jean (Condir Norte); José Newton e Ariadna (Condir Nordeste); Miguel e Cleimara (Condir Sudeste); Toninho e Claire (Condir Sul); Luis e Gicelma (Condir Centro Oeste); Jorge Leão (MFC Jovens - Norte); Geni e Emilio (SENFOR); Hildo (Infraestrutura ENA); Eduardo e Ismari, Antonio Carlos e Ângela, Gilson e Lourdes, Germano e Sandra (Coordenação Nacional).

ENA – ENCONTRO NACIONAL
ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO é um evento realizado a cada três anos e reúne integrantes do MFC de todo Brasil, para uma semana de estudos e reflexões sobre as ações do MFC enquanto movimento de igreja. Para a realização de um Encontro Nacional efetuam-se pesquisas e estudos ao longo da fase que antecede o encontro, denominados Estudos pré-ENA. Tais atividades, propostas pela Equipe de Metodologia e Conteúdo e realizadas pelas Equipes Base de todo o Brasil, visam levantar, analisar e avaliar previamente as principais dificuldades com as quais o MFC e as famílias que o integram se defrontam cotidianamente; são desafios que as mais diversas realidades brasileiras – e mundiais - impõem à vida das famílias cristãs deste século e que influem decisivamente sobre elas. Tiveram e ainda têm a finalidade de permitir o planejamento das atividades e o desenvolvimento do próprio ENA e possibilitam a utilização da Metodologia Participativa, elementos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos do ENA na busca da valorização e da preservação das famílias e nos enfrentamentos aos ataques provenientes de todos os campos sociais: político, religioso, econômico, etc.

Durante a realização do encontro os Estudos pré-ENA, que carregam a visão local que cada Equipe Base tem dos desafios impostos pela sociedade global, tornar-se-ão um importante referencial para os estudos e debates que se efetuarão ao longo dos cinco primeiros dias do ENA. Integrantes de todas as regiões brasileiras tornarão a se debruçar sobre os mesmos problemas, mas agora com a finalidade de integrar as visões e realidades locais dos mesmos desafios já debatidos. Esta é a maior riqueza de um ENA que, por isso mesmo, constitui-se em um dos momentos fortes de crescimento e de revigoramento do MFC em terras brasileiras. É uma de suas místicas e está repleto de seus Carismas.