domingo, 13 de novembro de 2011

COMUNICADO DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de FRANCISCO REINALDO RODAS (CAPITÃO RODAS), pai do mefecista Arthur de Margot (Grupo Amizade), ocorrido no sábado, dia 12 de novembro.

Confiantes no amor de Deus e na certeza de que FRANCISCO REINALDO RODAS agora está na graça do Pai, elevemos os nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

O corpo se encontra na Capela do Campo Santo Parque das Flores em Maceió, de onde sairá para ser cremado nesta segunda-feira, dia 14, no Crematório da Cidade do Recife (PE).

As Coordenações de Estado e da Cidade de Maceió do Movimento Familiar Cristão expressam seus sentimentos à família enlutada, nesse momento de dor e sofrimento, com a certeza que Deus acolherá FRANCISCO REINALDO RODAS em sua maravilhosa graça.

HOJE, 112ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 13/11/2011

"DEUS ESPERA DE NÓS MAIS CRIATIVIDADE E EMPENHO!"
Somos a Igreja de Jesus ressuscitado. Ele espera de nós um empenho constante para multiplicar os talentos que nos confiou. Nossa fé deve iluminar nosso comportamento familiar e social para produzir boas obras. Que a Palavra de Deus seja a nossa luz e que a comunhão com o Corpo e o Sangue do Senhor seja a nossa força para sermos servos bons e fiéis.



33º DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª Leitura: Livro dos Provérbios 31, 10-13.19-20.30-31
Salmo:  127
2ª Leitura: São Paulo aos Tessalonicenses 5, 6-1
Evangelho: Mateus 25, 14-30
  
EVANGELHO – MATEUS 25, 14-30
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: "Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens.

A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou.

O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco.

Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois.

Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão.

Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados.

O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: 'Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco, que lucrei'. O patrão lhe disse: 'Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!'

Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: 'Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei'. O patrão lhe disse: 'Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!'

Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: 'Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. Por isso, fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence'.

O patrão lhe respondeu: 'Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e ceifo onde não semeei? Então, devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence'.

Em seguida, o patrão ordenou: 'Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes.

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA – Dom Antonio Carlos Rossi Keller
O talento não era propriamente uma moeda, mas uma unidade contável, que equivalia aproximadamente a uns cinqüenta quilos de prata. Diariamente, recebemos de Deus, diversos talentos para administrarmos em nossa vida e como agimos com eles? Devolvemos a Deus o que de graças recebemos? Disponibilizamos o nosso tempo para Deus ou nos fechamos ao anuncio do Cristo Ressuscitado? Aplicamos nossa “vontade” para as coisas de Deus?

Na parábola o Senhor quer nos ensinar sobre a necessidade de correspondermos à graça de uma maneira esforçada, exigente e constante durante toda a vida. Importa fazer render todos os dons de natureza e de graça recebidos do Senhor. “Tudo o que temos e possuímos. Foi o Senhor que nos deu com Amor”. O importante não é o número, mas a generosidade para fazer frutificar. Pois, “Todos os dons ofertados pelo Senhor, devemos devolver com gratidão, e deixar Deus dispor nossa vida segundo a Sua Vontade”.

A nossa Vocação Cristã não podemos esconder, nem tornar estéril, infecunda, improdutiva. Mas, deve ser comunicativa, apostólica, transmitida, comprometida. O Documento de Aparecida nos convida a sermos verdadeiros discípulos/missionários. Não devemos enterrar os talentos que recebemos, mas sim multiplicá-los e devolvê-los a Deus com alegria.

Para os fiéis cristãos hoje, não deve passar despercebido, que nesta Parábola dos Talentos, Jesus quer passar a seus discípulos a doutrina da correspondência à graça, ou seja, como devemos responder ou devolver a Deus por tudo aquilo que recebemos e temos: nosso trabalho, família, nossos bens. Pois a nossa vocação acontece na vida cotidiana, nas ocupações ordinárias da vida.

Sejamos prudentes e agradecidos a Deus pelos talentos recebidos. Vamos semear, cuidar para colher os frutos, para não sermos tratados como servos inúteis.

O Testemunho do cristão no mundo
Neste 33º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus nos recorda a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que vivemos, testemunhas conscientes, ativas e comprometidas no Plano de Salvação que Deus, nosso Pai tem para com toda a humanidade.

O Evangelho apresenta-nos dois exemplos opostos de como esperar e preparar a última vinda de Jesus. Louva o discípulo que se empenha em fazer frutificar os «bens» que Deus lhe confia; e condena o discípulo que se instala no medo e na apatia e não põe a render os «bens» que Deus lhe entrega (dessa forma, ele está desperdiçando os dons de Deus e privando os irmãos, a Igreja e o mundo dos frutos a que têm direito). Nossa vida de cristãos precisa dar frutos: de santidade, de caridade, de renovação do mundo, das nossas famílias, das nossas comunidades.

Na segunda leitura, São Paulo deixa claro que o importante não é saber quando virá o Senhor pela segunda vez; mas é estar atento e vigilante, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhando os seus projetos, empenhando-se ativamente na construção do Reino. Há poucos dias, um pastor protestante dos Estados Unidos anunciava a data do fim do mundo... O dia indicado passou, e o tal pastor desculpou-se de seu erro, mas dizia que ia refazer seus cálculos. Certamente irá errar de novo. Para nós, não importa o dia, nem a hora: importa sermos fiéis a Deus a cada dia, a cada hora, para que, no dia estabelecido por Ele, possamos ser encontrados preparados, depois de uma vida de fidelidade e amor.

A primeira leitura apresenta, na figura da mulher virtuosa, alguns dos valores que asseguram a felicidade, o êxito, a realização. O «sábio» autor do texto propõe, sobretudo, os valores do trabalho, do compromisso, da generosidade, do «temor de Deus». Não são só valores da mulher virtuosa: são valores de que deve revestir-se o discípulo que quer viver na fidelidade aos projetos de Deus e corresponder à missão que Deus lhe confiou.

São Paulo era homem de urgências apressadas e consciência aguda duma missão a cumprir. Acreditava na teoria da «vida passageira e breve» onde o tempo era bem escasso e a vida energia não renovável em contraste com o muito por fazer, este, sim, inesgotável. Preguiça não era com ele; desperdiçar o tempo muito menos. Homem de grandes causas e grandes lutas, coloca-se todo no que fazia. E tudo o que fazia, fazia-o por convicção. Tinha pressa antes que o Senhor chegasse, para no fim dos seus dias lhe poder dizer: «Combati o bom combate», agora, Senhor, acolhe-me no teu Reino pelo qual gastei vida e talentos. Não aceitava quem não queria trabalhar («Quem não quiser trabalhar que não coma»). Hoje escreve aos Tessalonicenses e a nós: «Não durmamos como os outros» porque «não somos da noite», mas do dia. Até que o Senhor venha pedir contas da vida e do que fizemos com ela. É preciso responder com fidelidade à missão que Deus nos confiou.

ORAÇÃO
Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas.  Amém!