domingo, 16 de outubro de 2011

HOJE, 108ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 16/10/2011


“A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, A DEUS O QUE É DE DEUS!”
Deus age na história, dirige as nações e os acontecimentos para que seu povo viva em liberdade. Jesus nos alerta e nos ajuda a não cairmos nas malhas das leis exploradoras do consumo e do lucro. O povo não pode ser tratado como mercadoria. A moeda é de César, mas o povo é de Deus. Celebremos a Eucaristia, Mistério Pascal de Jesus, que nos faz sábios para dar a Deus o que é de Deus.

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª Leitura: Isaias 45, 1.4-6
Salmo:  95
2ª Leitura: São Paulo aos Tessalonicenses 1, 1-5b
Evangelho: Mateus 22, 15-21
  
EVANGELHO – MATEUS 22, 15-21
Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra.

16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”

18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA –  Frei Almir Ribeiro Guimarães

DAR A CESAR O QUE É DE CESAR

Hoje é o domingo do dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. A fé cristã não está desvinculada da vida. César organiza a sociedade, cuida da escola, providencia os cuidados a serem prestados aos doentes, aos migrantes. È sua específica missão. Os discípulos de Cristo, a Igreja vive no mundo. Não faz “política” no sentido superficial do termo. Não quer lugares de honra em palanques mundanos, mas através da mensagem do Evangelho que anuncia ela quer colocar um vigor que vem de Deus no campo de César.

Vamos nos servir de comentários do Missal Dominical da Paulus para exprimir aqui o que parece fundamental no texto de Mateus. Os comentários falam da tarefa do cristão no mundo:

“A palavra de Jesus leva nossa reflexão a um dos problemas mais importantes e cruciais dos cristãos de hoje. O homem moderno tem a profunda convicção de lhe caber uma tarefa histórica a desempenhar na terra, tarefa proporcional à sua possibilidade cada vez maior, e que implica num real domínio sobre o universo. O fim é este: a promoção da comunidade humana no seio de uma cidade cada vez mais fraterna. Esta tomada de consciência é acompanhada às vezes de uma critica amarga da religião considerada a responsável pela secular alienação dos homens. Muitos assumem perante a religião uma atitude de desconsideração, como se ela não tivesse nenhuma contribuição a oferecer. A fé cristã, vivida integralmente, longe de sugerir demissão e evasão frente as tarefas terrestres do homem, ajuda os que crêem a assumir suas responsabilidades na conquista de objetivos que se impõem à consciência moderna. Os apelos do mundo atual encontram um eco cada vez mais profundo em vastas camadas do povo cristão, e felizmente não são raros os cristãos coerentes que assumem os papéis de promoção, libertação e construção de uma cidade terrestre mais justa e mais humana.

O Vaticano II dedicou uma parte importante de seus trabalhos à análise das preocupações do homem no século XX, problemas em aparência mais profanos do que religiosos, de tal modo que as reticências e ausências do cristão de ontem em relação ao seu compromisso com o mundo, deveriam ser superadas. Entretanto, permanece uma pergunta: a construção da cidade terrestre é uma tarefa importante, mas não será ela caduca? Construindo a cidade dos homens contribui-se ou não para a edificação do reino de Deus? Não serão dois reinos diversos? A esperança cristã não se realiza, certamente, em plenitude, senão no mundo futuro. Contudo, ela manifesta desde já sua eficácia: é uma força imensa no mundo, é um fermento que o faz levedar, é um sal que dá sentido e sabor ao esforço humano de libertação, ao empenho temporal. Não é alienação, não é um álibi. Não existem duas esperanças: uma terrena e outra celeste; a esperança é uma só; diz respeito à realidade futura, mas através do empenho cristão, a antecipa na realidade terrestre” (p.834).

Estamos todos empenhados no sentido de que os leigos cristãos se façam presentes no mundo através de sua vida coerente, da tomada de posições claras a respeito de tudo aquilo que avilta e degrada o ser humano. Os políticos cristãos ganham distância de toda sorte de corrupção e fazem ouvir sua voz quando o ser humano é espezinhado. Os professores cristãos não são meros transmissores de conteúdos, mas testemunhas do mundo novo do Evangelho. Os bancos cuidarão do lucro, sem esquecer que o dinheiro serve para tornar mais digna a vida dos cidadãos.

Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus...

ORAÇÃO
Ó Deus, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo coração.  Amém!