segunda-feira, 19 de setembro de 2011

REUNIÃO DO CONDIN EM MACAPÁ-AP É CONCLUÍDA COM SUCESSO

Em pé: Antônio Carlos (PR), Eduardo (PR), Freitas (ES), Gilson (PR),
Alzenir (AM), Moises (MT) e Jorge (AL). Sentados: Ismari (PR),
Alivanir (ES), Lourdes (PR) e Aparecida (MT).

O Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão do Brasil esteve reunido nos dias 16, 17 e 18 de setembro nas dependências da Associação Educadora São Francisco de Assis - Casa do Pão de Santo Antonio, na cidade de Macapá, Estado do Amapá com a presença do casal Coordenador Nacional e do CONDIR SUL, Eduardo e Ismari; do Vice-Coordenador Nacional, Antonio Carlos; do Coordenador do CONDIR NORTE, Alzenir; do casal Coordenador do CONDIR SUDESTE, Freitas e Alivanir; do casal Coordenador do CONDIR CENTRO-OESTE, Moisés e Maria AparecidaJorge, SERCOM do CONDIR NORDESTE, representando o casal Coordenador James e Fátima; Gilson e Lourdes, casal SENCOM; de Marluce, ex-coordenadora regional do CONDIR NORTE; Ilma e Mário, casal Coordenador Estadual Amapá; Carlos Menescal (AP), Presidente do Conselho Fiscal Nacional; Jorge Leão (MA), Secretário do SERJOV do CONDIR NORTE; Gomes e Deise, casal Vice Coordenador Estadual AP; Patrícia, Secretária do Grupo de Jovens de Macapá; e de representantes das várias Equipes Base do MFC de Macapá e do Grupo de Jovens do MFC de Macapá.

Na abertura, Ilma e Mário, casal Coordenador Estadual do Amapá, disseram da alegria de estarem recebendo mefecistas representando as várias regiões do Brasil e assim concretizar um sonho de Reinaldo (em memória) e Marluce que decidiram na 1ª Reunião do CONDIN, realizada em Fortaleza(CE), pela realização da reunião em Macapá. Alzenir, Coordenador do CONDIR NORTE, disse que a realização deste CONDIN em Macapá era uma questão de honra e respeito à memória de Reinaldo.

Dando sequência aos trabalhos, o casal Eduardo e Ismari declarou como aberta, oficialmente, a 3ª reunião ordinária do CONDIN, agradecendo o calor humano da acolhida e pela importância da presença dos jovens na reunião. A seguir foi realizada uma espiritualização a cargo do CONDIR SUL com o tema “QUE SE ABRAM OS NOSSOS OLHOS – MEFECISTAS PROTAGONISTAS DA EVANGELIZAÇÃO DIANTE DOS SINAIS DOS TEMPOS”.

Os membros do conselho nacional aprovaram a pauta interrompendo-se os trabalhos para o lanche. Após, ocorreu um momento de Formação com Antonio Carlos, vice-coordenador nacional, com o tema “INVESTIR NA FORMAÇÃO: CAMINHO ESSENCIAL”.

Iniciando propriamente a reunião administrativa, o conselho alertou sobre o dispositivo regimental que estabelece que a indicação para assumir função de coordenação ou assessoria é privativa de mefecista ativo em Equipe Base, não podendo participar de nenhuma coordenação àqueles que se dizem mefecista, mas, efetivamente não participa de uma Equipe Base. Os trabalhos da sexta-feira (16) foram encerrados com uma oração.

No sábado, Às 08h30min, a reunião reiniciou com a espiritualização coordenada pelo CONDIR SUDESTE, com o tema “ATITUDES BENDITAS”. Em seguida, iniciou os trabalhos administrativos com a seqüência da pauta estabelecida pelo conselho. O encerramento do sábado aconteceu com a Missa organizada pelo MCF Macapá e celebrada por frei Hernani.

O domingo, último dia da reunião, iniciou-se com a espiritualização do CONDIR SUDESTE às 08h30min, formação a cargo da coordenação nacional e o encerramento com a espiritualização do CONDIR NORDESTE. Às 13 horas foi servido um almoço e as 15 horas os conselheiros foram visitar os principais pontos turísticos de Macapá, finalizando com um passeio de barco no Rio Amazonas.

SUCESSÃO
O casal Ismari e Eduardo discorreu sobre o processo de sucessão do MFC em nível de CONDIR e CONDIN. Foi destacada a necessidade de que a sucessão Estadual respeite os procedimentos legais, estatutário e regimental, como edital, publicações e abertura para que todos os membros se sintam envolvidos. Os candidatos devem ser membros ativos em equipes-base. Houve proposta para que na próxima reunião em Rondonópolis-MT, volte-se a discutir e definir a questão da sucessão do CONDIN, respeitando-se, dentro das possibilidades, o acordado para que a próxima coordenação, considerando o sistema de rodízio, seja do CONDIR CENTRO OESTE.

SIN - SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO
O CONDIN fez um relato sobre o Seminário de Integração Nacional 2011 – SIN, realizado em Curitiba, quando entregou aos conselheiros o balancete, um CD com fotos do evento feito por Célio (MFC-PA) e trovas feitas pelo Padre Arnaldo, assessor eclesiástico do CONDIR NORDESTE. Ficou estabelecido que no SIN não ocorra as reuniões dos CONDIR’s e que se dê ênfase para a discussão das metas e a troca de experiências. Também, que ele seja realizado na região de localização do CONDIN e que ocorra no início do primeiro semestre após a primeira reunião da nova gestão do CONDIN.

ADVENIAT
A verba que o Adveniat repassa para o MFC do Brasil, referente a 2010, será repassada em partes iguais aos CONDIR’s no percentual de 50%, conforme ficou decidido na reunião do CONDIN em Fortaleza, como forma de suplementação de recursos a projetos desenvolvidos nas respectivas regiões. Foi, também aprovada, proposta da Coordenação do CONDIN de aumentar para 70%  o repasse da verba recebida do Adveniat referente ao exercício de 2011 a ser repassada aos CONDIR’s na próxima reunião que acontecerá em Rondonópolis e que o repasse chegará aos 100% em 212, desde que a contribuição devida da pertença de cada CONDIR seja cumprida, conforme previsão orçamentária aprovada e em vigência.

RECEITA FEDERAL
O MFC pretende se habilitar, junto à Receita Federal, para receber doação de bens originados de apreensões, para reforço de caixa. Mas existe um problema com a redação do artigo 2º do Estatuto, bem como do artigo 94 do Regimento Interno, no que concerne ao domicílio fiscal do movimento. O conselho aprovou a alteração do artigo 94 do regimento interno que passou a ter a seguinte redação: “O exercício do voto nas Assembléias Gerais Nacionais e reuniões de natureza deliberativa é pessoal e secreto, admitindo-se, na impossibilidade manifesta da presença do titular de direito, a sua representação mediante a outorga da procuração, com firma reconhecida em cartório, a outro associado do MFC, domiciliado no mesmo local do outorgante, e desde que o outorgado não seja titular de direito de voto, não sendo admitida mais de uma representação ou o substabelecimento da procuração. A decisão na mudança do artigo 2º do Estatuto deve acontecer na reunião do CONDIN em Rondonópolis(MT), após os coordenadores regionais consultarem as coordenações estaduais.

FINANÇAS
O sonho da independência financeira do CONDIN só ocorrerá se houver uma conscientização geral por parte dos mefecistas, desde as Equipes de Base, Cidades, Estados e Regionais. Durante a reunião do CONDIN de Fortaleza as cota de participação dos CONDIR’s foi aumentada em 53%, mas não vem sendo cumprido na sua totalidade, necessitando de um maior esforço dos CONDIR’s para que o acordado seja cumprido.

O CONDIN divulgou a existência do fundo SIN, que possibilitará sua realização com tranqüilidade. Apresentou um Planejamento Financeiro, com informação de execução de receitas e despesas no período de janeiro a agosto de 2011.

Foi proposto um reajuste de 15% na contribuição dos CONDIR’s, a partir de abril de 2012 e mais 15% em abril de 2013. Esta proposta será levada para as bases regionais, devendo ser homologada no CONDIN de Rondonópolis.

O conselho concluiu que a execução financeira do CONDIN tem sido boa, no entanto, há a necessidade de se dar um passo a diante, melhorando a arrecadação.

SPLA
Em relação ao SPLA foi proposto e aprovado que além da anuidade normal, o Brasil atualize progressivamente o valor estabelecido no Regimento do SPLA que estabelece o recolhimento de uma contribuição extra a cada ano, da seguinte forma: U$ 500,00 em 2011, U$ 700,00 em 2012 e U$ 1.200,00 em 2013.

ENA – ENCONTRO NACIONAL
A campanha de contribuição para o ENA 2013 - Vitoria da Conquista(BA), já tem seus primeiros depósitos divulgados nos meios de comunicação do MFC na Internet (Blog e Site), mas é preciso melhorar o valor, necessitando um maior empenho das coordenações na arrecadação e repasse de R$ 5,00 por cada mefecista brasileiro.

Para os próximos anos, definiu-se por um calendário para o Dia Nacional de Contribuição para o MFC, a saber: 2012 – 19 de Maio a 19 de Junho; 2013 – 19 de abril a 19 de Junho.

A Equipe de Metodologia e Conteúdo deverá ser composta por um representante de cada regional, que já devem indicar os nomes até 15 de outubro de 2011. Deverá haver um representante da equipe de Infra-Estrutura nas reuniões da Equipe de Metodologia e Conteúdo. O casal SENFOR será o Coordenador da equipe. Na primeira reunião da Equipe de Metodologia e Conteúdo, cada representante regional deverá levar uma sugestão de tema e lema, após discussão nas bases.

A AGN – Assembléia Geral Nacional deverá ter mais destaque durante a realização do ENA, promovendo a assembléia durante os dias do encontro, proporcionando uma maior participação dos mefecistas na platéia.

JORNAL ATUAÇÃO
Faz-se necessário a atualização dos endereços dos coordenadores estaduais e municipais para que o Jornal Atuação seja enviado diretamente às coordenações estaduais e municipais. Os CONDIR’s devem cobrar dos estados e dos municípios os nomes e endereços completos dos respectivos coordenadores para o envio pelos Correios pelo CONDIN, evitando que atrasos sejam registrados na distribuição dos jornais aos membros das Equipes Base.

Foi proposto e aprovado que as edições do jornal a partir de junho de 2012 tenham capas com motivo regional; histórico do MFC na Região, com destaque aos dados da fundação, localidades onde há atuação, quantidade de membros, etc. As futuras capas serão planejadas da seguinte forma: Junho de 2012 – CONDIR SUDESTE; Setembro de 2012 – CONDIR CENTRO OESTE; Novembro de 2012 – CONDIR NORTE; Março de 2013 – CONDIR NORDESTE; Junho de 2013 – CONDIR SUL.

SITE
O conselho decidiu que o CONDIN contratará um profissional da cidade de Curitiba(PR) para reformular o Site do MFC, melhorando o visual e as informações nele contidas. Na reunião do CONDIN em Rondonópolis o Site já deve estar atualizado e com o novo visual.

REUNIÕES CONDIN
As próximas reuniões do CONDIN acontecerão em Rondonópolis/MT, no período de 25 a 27 de Maio de 2012 e em Linhares/ES, no período de 14 a 16 de Setembro de 2012.

As duas ultimas reunião do triênio 2010/2013 acontecerão nas regiões Nordeste e Sul, sendo posteriormente informado as cidades, após consulta as bases.

REVISTA FATO & RAZÃO
Nos últimos tempos observou-se uma redução na renovação das assinaturas da revista, na ordem de 241 unidades. Alguns coordenadores regionais contestaram estes números, decidindo-se que a Coordenação Nacional deverá avaliar estas informações com a equipe da revista.  Para que a revista circule normalmente é necessário ter próximo de 1000 assinaturas para cobrir os custos de impressão e envio.

Foi sugerido que exista também a opção de renovação da assinatura através de boleto bancário, mesmo que sejam acrescentadas ao preço da assinatura as despesas com a cobrança bancária. Atualmente a renovação só é possível através de depósito bancário identificado, nas agências do Banco do Brasil.

O Conselho decidiu que a coordenação nacional deve ter uma reunião com a equipe da revista para que seja melhorado o número de assinantes e a continuação da circulação desta importante revista para a família em geral.

CONSELHO FISCAL
O presidente do Conselho Fiscal do MFC, Carlos Menescal (AP), usou da palavra para informar que o Conselho esteve reunido em Belo Horizonte(MG) para analisar as prestações de contas referentes ao ano de 2010. Foi enviada a coordenação nacional as recomendações do Conselho para as Coordenações de Cidade, Estado e Região que apresentaram problemas nas prestações de contas. É necessário que todos procurem cumprir as recomendações propostas durante o SIN para evitar problemas com a fiscalização governamental.

Carlos Menescal disse ainda da necessidade de uma maior integração das coordenações com o conselheiro fiscal da região, proporcionando a eles o acesso das prestações de contas mensais, que são enviadas ao escritório de contabilidade do MFC, enviando cópias dos balancetes e documentos também ao conselheiro regional.

JOVENS
Paralelamente a reunião do Conselho Diretor Nacional, aconteceu no local, um encontro do Grupo de Jovens do MFC de Macapá, coordenada pelo mefecista Jorge Leão (MA), SERJOV do CONDIR NORTE. Ao final do encontro, os jovens se apresentaram e participaram do encerramento da reunião do CONDIN.

DIVERSOS
Os CONDIR’s fizeram um relato das situações nas suas respectivas regiões, procurando cumprir as metas estabelecidas pelo CONDIN para o triênio 2010/2013. É desejo da atual coordenação nacional participar mais ativamente das reuniões dos CONDIR’s, promovendo uma maior integração entre CONDIN e CONDIR’s e ESTADUAIS.

Na noite do sábado, os conselheiros participaram de um momento social na residência de Marluce, ex-coordenadora regional Norte, onde foi comemorado seu aniversário natalício.

Registramos com alegria e agradecemos o acolhimento dos mefecistas de Macapá aos participantes da reunião do CONDIN. A forma carinhosa que trataram os visitantes mereceu elogios de todos.

“Carinho, calor humano e alegria, foi assim a acolhida em Macapá”. Afirmaram o casal Freitas e Alivanir (ES), coordenadores do CONDIR SUDESTE.

ANIVERSARIANTE DO DIA - ROBINHO DE MARIANA

ANIVERSARIANTE DO DIA - MESSEJANIA DE LUIZ