domingo, 28 de agosto de 2011

LITURGIA DO 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 28/08/2011

.
-
CAMINHO DE CRUZ, MISTÉRIO QUE INCOMODA!
Caminhar no seguimento de Jesus implica entrega e doação total. Nesta liturgia teremos nova oportunidade de tomar consciência de que ser discípulo e seguir o Mestre supõe despojamento e determinação para carregar a cruz até o fim. Celebrando hoje o dia dos Catequistas, queremos agradecer os serviços que eles prestam na construção de comunidades discípulas missionárias.

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª Leitura: Do Livro do Profeta Jeremias 20, 7-9
Salmo:  62
2ª Leitura: Da Primeira Carta de São Paulo aos Romanos 12, 1-2
Evangelho: Mateus 16, 21-27
  
EVANGELHO – MATEUS 16, 21-27
Naquele tempo, Jesus começou a mostrar aos discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar.

Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!"

Jesus, porém, virou-se para Pedro e disse: "Volte para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!"

Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.

De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA –  Dom Sérgio Henrique Heÿden
Jesus a caminho de Jerusalém anuncia a sua paixão, a sua morte e ressurreição! Pedro repreende Jesus, dizendo-lhe, que nada...! E Jesus diz a Pedro que está fazendo o papel do diabo, afastando- o de Deus e de fazer a vontade de Deus... e em seguida faz aos apóstolos o convite de segui-lo, o que acarretará a renuncia a si mesmo... tomar a cruz, que lhes garantirá a VIDA ETERNA.

Precisamos lembrar que esse anúncio da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus foi feito logo após Pedro ter dito a Jesus: “TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DE DEUS VIVO”. A partir disso Jesus, já considerado e tido, como Messias, abre as cabeças dos discípulos, para compreensão do sentido dado por Jesus: “SER SERVO SOFREDOR”.

Israel rejeitou Jesus, e só resta a Cristo este caminho: É necessário sofrer – sofrer - ressuscitar. Pedro em sua pretensão de impedir-lhe o caminho, torna-se para ele um obstáculo e é repelido como satanás... seguir então Cristo tem conseqüências... viver em si o sacrifício de Cristo, para salvar a própria vida.

Eis o paradoxo cristão: Perder-se para viver... as palavras de Jesus nos colocam diante de dois modos diferentes de conceber a vida: Um, que pensa conforme a “carne e o sangue”, e o outro que vê as coisas e os acontecimentos com os olhos de Deus... há quem espere a salvação do sucesso terreno, das coisas de “ganhar o mundo inteiro” e por isso vai organizar sua vida e sua atividade neste sentido. Há quem espere a salvação das mãos de Deus e a Ele se entrega totalmente, vivendo na fidelidade à sua palavra e seu chamado, embora aos olhos do mundo esteja “perdendo sua vida” e indo ao encontro do fracasso.

Diante disso precisamos tomar muito cuidado... não fazer como Pedro: Professa que Cristo é Messias e Filho de Deus e imediatamente depois se tornou “satanás”, porque procura afastar Jesus de sua missão... e ainda: Aceitar a Palavra no plano teórico ou de afirmação verbal e depois desmenti-la na prática, na vida.

Há necessidade de combater o comodismo... a nossa falta de vontade de conversão! Não podemos esvaziar-nos de nossa radicalidade, reduzi-la a palavreado... a slogans...

Seguir Jesus Cristo é assumir um compromisso. Exige-se a totalidade. Uma unidade interna e externa... uma aceitação total de Jesus Cristo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

ORAÇÃO
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco, para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Amém!

HOJE, 101ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN