segunda-feira, 20 de junho de 2011

MFC PARTICIPARÁ DA 30ª ASSEMBLÉIA DO CNLB

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza, de 23 a 26 de junho, sua 30ª Assembléia anual, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

Durante a Assembléia, os leigos vão discutir o tema “OS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS, DISCÍPULOS-MISSIONÁRIOS COMPROMETIDOS COM A VIDA”. “Será uma assembléia avaliativa para discutir a competência do CNLB, tendo como base o estatuto do Conselho, a Carta de Princípios e as ações programadas no último encontro nacional do laicato, em 2007”, explica o presidente do CNLB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo.

Segundo Azevedo, a partir do tema, a Assembléia vai debater a vida no seu sentido amplo e não apenas na perspectiva ambiental. São esperadas 150 pessoas, vindas dos 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos como o MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, Renovação Carismática Católica, Cursilho da Cristandade, pastorais da Juventude e da Terra e associações leigas como os Vicentinos, Apostolado da Oração, Legião de Maria, dentre outras. Todas, entidades filiadas ao CNLB.

Esta será a primeira assembléia coordenada por Azevedo, que assumiu a Presidência do Conselho no ano passado. “Minha expectativa [com a Assembléia] é conhecer ainda melhor o momento atual do CNLB através da avaliação e buscar novos caminhos de fidelidade à nossa vocação e missão de cristãos leigos”, comenta o presidente.

Ex-deputado estadual em Minas Gerais e atual vice-prefeito de Itajubá (MG), Azevedo aponta as “rápidas mudanças do mundo hoje” como um desafio que exige a atuação dos cristãos leigos “tanto na Igreja quanto na sociedade e na política”.

A Assembléia do CNLB contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG). A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), convidadas, confirmaram presença no encontro.