sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO MFC MACEIÓ - AVISO IMPORTANTE!

MEFECISTA JAN CLAUDIO SE APRESENTA DOMINGO NA SEMANA SESC DE MÚSICA


No próximo domingo, 5 de dezembro, a partir das 18h30min, no Posto 7, Praia de Jatiuca, o mefecista, cantor e compositor Jan Claudio (foto) se apresenta no encerramento da SEMANA SESC DE MÚSICA onde acontece o encontro dos grandes nomes da música alagoana.

A cidade alagoana de Girau do Ponciano foi o berço para o mefecista, cantor e compositor Jan Claudio. Desde criança Jan Claudio foi embalado pelos acordes musicais de seu pai que era músico, o que fez com que ele desenvolvesse o gosto apurado pela musica. Teve sua iniciação musical aos 17 anos quando começou a tocar violão e participar de apresentações estudantis. O que chamava atenção era sua voz grave potente e ao mesmo tempo suave. Contador de formação acadêmica bancário de profissão, músico de paixão. Por força dos compromissos da vida a música sempre foi encarada como uma atividade paralela. Após alguns anos, essa veia artística ficou mais latente e passou a integrar o grupo vocal “Nó na Garganta”. Com esse grupo participou do FEMUSESC em 2003, 2004, 2005 e 2006 com as músicas “Cantiga Miúda”, “Mariah”, “Mininum Unzurentu” e “Linda Sereia”, respectivamente, quando começou sua carreira como compositor, sendo co-autor das duas últimas. Em 2005, ainda com o grupo, esteve em Maringá, Paraná, no FEMUCIC – Festival de Música Cidade Canção.

Em 2008, participou do I FESTIVAL DE MÚSICA DO IZP (Instituto Zumbi dos Palmares – Rádio Educativa), sendo intérprete da música “Na Palma da Mão”, de autoria de Roberval Lemos. Participou do projeto “Quartas Musicais”, evento promovido pelo SESC ALAGOAS com o Show “Sotaques” com os compositores Rômulo Melo e Ezra Mattivi. Nessa oportunidade pôde mostrar mais duas composições suas, “Dia de Pescador” e “Destino Traçado”. Participou do Show “Todos os Sons” no Teatro de Arena.

Em 2009, foi vencedor do Festival de Música do SESI ALAGOAS com a música “Dia de Pescador”, sendo o representante de Alagoas na etapa nacional onde foi um dos finalistas. Ingressou na COMUSA – Cooperativa da Música Alagoana. Participou do Show dos músicos alagoanos integrantes da COMUSA na ENCOPAL – Encontro das Cooperativas de Alagoas, no Armazém Uzina.

Em janeiro de 2010, participou da 15ª edição da Artnor, apresentando o Show “Do meu Canto”, juntamente com Ezra Mattivi.

Em setembro de 2010, foi o vencedor do Festival de Música do SESI ALAGOAS com a música “Subido a Ladeira”, sendo o representante de Alagoas na etapa nacional realizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Djavan, Lenine, Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva são algumas de suas influências musicais. Eduardo Proffa, Alfredo Barbosa, Rômulo Melo, e Ezra Mattivi sãos seus parceiros de composição.

Jan Claudio e sua esposa Adenylde, participam GRUPO NOVO HORIZONTE do MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ.

MORRE PEPE ICAZA, EX-PRESIDENTE LATINO-AMERICANO DO MFC

O fundador do Centro Nacional de Comunicação Social (Cencos) e militante dos direitos humanos, Pepe Álvarez Icaza, faleceu na sexta-feira, 26 de novembro, aos 89 anos de idade.

Pepe e sua companheira, Luzma, presidiram o MFC - Movimento Familiar Cristão latino-americano, no tempo do Concílio Vaticano II, do qual participaram como leigos.

O casal deu grande suporte à Constituição Pastoral sobre a Igreja no Mundo (Gaudium et Spes) e ao decreto sobre meios de comunicação social (Inter Merifica), do qual nasceu a motivação para o surgimento, em 1964, do primeiro Cencos, o primeiro organismo comunicacional a serviço da Igreja Católica na região.

Em 1968, Cencos desliga-se da hierarquia católica mexicana por causa do silêncio dos bispos ante a repressão. Desde então, tem início a luta pela defesa e proteção dos direitos humanos no México.

Pepe foi agraciado com o Prêmio Sergio Menz Arceo, em 1996, e o Prêmio Compartilhar, em 2001, em reconhecimento à sua liderança social.