domingo, 28 de novembro de 2010

1º DOMINGO DO ADVENTO

Com alegria iniciamos hoje o novo ano litúrgico. Neste Tempo de Advento devemos nos preparar, juntos com Jesus, para o Natal. Para que tenhamos uma ótima preparação, devemos seguir as orientações dos autores, cujas narrativas tendem a nos aproximar do Menino-Deus que vem para nos redimir e resgatar para o Pai. Estamos prestes a testemunhar o mais importante acontecimento da História. Fato que nos conduz a celebrar o nascimento de Jesus. Ele já veio, mas continua nos visitando e, por isso, precisamos estar atentos à sua nova vinda que se anuncia neste tempo especial de vivência e experiência cristã e de fé. Feliz preparação. Feliz Natal a todos vós que sois de Cristo.

1º DOMINGO DO ADVENTO
1ª Leitura: Livro do Profeta Isaías 2,1-5
Salmo: 121
2ª Leitura: Segunda Carta de São Paulo aos Romanos 13,11-14
Evangelho: Marcos 24.37-44

EVANGELHO - Marcos, 24, 37-44
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.

- Naquele dia dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado. Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo: uma será levada, e a outra, deixada. Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.

Palavra da Salvação.

HOMILIA DO DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
JESUS, FILHO DO HOMEM

A liturgia de início e fim do ano litúrgico destaca os textos escatológicos dos Evangelhos, na perspectiva, respectivamente, do advento de Jesus e da manifestação gloriosa do Reino de Deus.

O texto do Evangelho de hoje é extraído do "discurso escatológico" que abrange os capítulos 24 e 25 de Mateus. Neste discurso Mateus mistura sentenças e parábolas referentes à ruína de Jerusalém e à vinda apocalíptica do Filho do homem, com seus sinais precursores.

A ênfase é dada sobre a atitude de vigilância que se deve ter, na expectativa da vinda do Filho do homem. Nos Evangelhos, Jesus identifica-se com o Filho do homem (significa: o humano, o que, aliás, é a grande característica do Evangelista Marcos e, não, de Mateus: apontar para a humanidade de Jesus) e não com um messias davídico glorioso.

Jesus, Filho do homem, é o Jesus, filho de Deus Pai, encarnado, nascido de Maria, que viveu com seus pais em Nazaré, e, depois, envolve-se no ministério da libertação dos oprimidos, comunicando sua vida divina a todos que nele crêem e a todos que amam, respeitam e promovem a vida.

Meditar sobre o advento de Jesus é compreender a sua divina presença encarnada entre nós, no dia a dia, a partir de seu nascimento. Estar vigilante, desperto do sono, é envolver-se no cumprimento da vontade do Pai, que nos é revelada por Jesus (Observem a segunda leitura).

Jesus humano não é um rei poderoso e guerreiro violento da estirpe davídica, mas, ao contrário, é aquele homem manso e humilde de coração, que inaugura um mundo novo, no qual se deve "fundir suas espadas, para fazer bicos de arado, fundir as lanças, para delas fazer foices" (O Jesus humano aqui apresentado, é um homem moldado para o trabalho. Vejam a primeira leitura).

É o mundo novo no qual as fabulosas e incalculáveis riquezas que são gastas com as mais sofisticadas e poderosas armas, pelos países imperialistas, para promoverem a morte violenta ou lenta, serão aplicadas para acabar com a fome, com a ignorância, com o desemprego, com a morte prematura, proporcionando condições de vida digna para todos.

A vida que, então, desabrocha é alegria, fraternidade, partilha, amor, com a participação na vida e na glória de Deus. Façamos do advento de Jesus, o nosso advento. Vinde! Preparemo-nos.

HOJE, 63ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN