sábado, 2 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Você sabe o que faz um deputado ou senador? E o presidente, como deve governar? A resposta para essas perguntas precisam estar na ponta da língua. Este pode ser um dos primeiros critérios do eleitor para uma escolha consciente do seu candidato.

Amanhã (domingo, 03) o eleitor brasileiro vai escolher representantes para cinco cargos diferentes: presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais. E na hora do voto saber o que cada um deles faz pode servir como primeiro critério para a escolha do candidato.

O deputado estadual é responsável por elaborar as leis estaduais, ajudar na correta divisão do orçamento entre os municípios e fiscalizar a atuação do governador.

O governador, por sua vez, é o chefe do poder executivo no estado. É ele quem cumpre as leis e administra os recursos fazendo com que cada município cresça por igual.

Os deputados federais são os representantes do povo, por isso na Câmara o número é definido de acordo com a quantidade de eleitores por estado. São Paulo, por exemplo, tem 70 deputados, o Rio Grande do Sul tem 31 e Alagoas tem oito. No total são 513 deputados representando os 26 estados e o Distrito Federal.

Já o Senado representa os estados junto a União. Para garantir direitos iguais, são eleitos três senadores por estado da federação. Sendo 81 no total. No Congresso eles elaboram as leis, fiscalizam o trabalho do presidente e ministros e ajudam a elaborar o orçamento com os gastos do governo. Nesta eleição o eleitor vai votar em dois senadores.

No poder executivo, o presidente, junto com os ministros nomeados, cumpre as leis aprovadas no Congresso e as transformam em benefícios para a população. A definição mais fiel para o papel do presidente é governar.