quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O QUE É O MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO?

O MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, sem distinção racial, religiosa, política ou de qualquer natureza, declarada de Utilidade Pública Federal (Dec. 1400 de 26/9/62), possuindo Estatuto próprio registrado no Livro A n. 5, nº 8124, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da cidade do Rio de Janeiro. Tem também seu Regimento e seu registro no CNPJ do Ministério da Fazenda.

Fundado em 1950 no Uruguai, trazia em seu bojo novas idéias que incentivavam uma maior e mais efetiva participação dos laicos (leigos) na Igreja, inquietando grupos de famílias e pessoas, colocando-as em atitude de busca de fraternidade. Sua principal força estava na criação de um movimento de laicos com unidade latino-americana, que nasceria e cresceria com força própria em cada país, respeitando a realidade de cada povo e de cada grupo familiar. Sua expansão pela América Latina se daria graças ao carisma apostólico e ao esforço missionário de três casais uruguaios, os Soneira, os Gelsi e os Gallinal, e de um sacerdote argentino, Padre Pedro Richards.

Foi introduzido no Brasil em 1955, aproveitando um momento de grande fertilidade: o XXXVI Congresso Eucarístico Internacional. Logo se expandiu entre nós, pela ação eficaz de Lya e Sollero, Jean e Neusa, Júlio e Madalena que logo articularam encontros de casais com D. Hélder Câmara e Padre Távora.

Coincidentemente, aquele momento histórico revelava o nascimento da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do CELAM - Conselho Episcopal da América Latina.

O MFC-Brasil está vinculado ao SPLA - Secretariado para Latinoamerica, e, por extensão, ligado juridicamente à CIMFC - Confederação Internacional do Movimento Familiar Cristão, entidade mundial que filia o MFC de todos os Continentes, e que é reconhecida pelo Vaticano, dentro do Pontifício Conselho para Leigos, como Associação Internacional de Fiéis de Direito Privado. Participa o MFC também do Organismo Consultivo na Categoria II do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. O MFC brasileiro integra o CNL - Conselho Nacional dos Leigos e a Comissão Nacional de Pastoral Familiar, colegiados vinculados à CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Por ser um movimento peregrino, as Coordenações do MFC em todos os níveis possuem sempre sedes episódicas, uma vez que se deslocam consoante as residências das suas Coordenações eleitas.

Fundador do Movimento Familiar Cristão: Padre Pedro Richards

OBJETIVOS
Missionar, evangelizando através da humanização. Para tanto privilegia a Comunidade Familiar como veículo, não único, mas principal, com vistas à construção do Reino de Deus, já iniciado entre nós, vivenciando a solidariedade e a justiça. Incluída na proposta do MFC, portanto, a missão de formar pessoas, educar na fé e promover o bem comum (cf. Documento de Medellin 3.4). Das suas principais propostas: buscar sempre a expressão religiosa e o dado da Fé que correspondam à realidade da América Latina, fugindo assim do modelo eurocatólico trazido para o nosso Continente pelos colonizadores. Com isto, uma outra busca: a UNIDADE da Igreja, fugindo assim da UNIFORMlDADE que tanto atendeu a uma realidade passada, mas que não se identifica mais com as propostas do Concílio Vaticano II, momento forte iniciado no tempo 1962-1965. Passar de refúgio para salvar as famílias, para família salvadora da comunidade, como melhor meio de salvar-se a si mesma, abrir-se ao mais amplo conceito de família, acolhendo a família incompleta e todos os outros tipos de família, ultrapassando o ideal de famílias perfeitas, aceitando a existência de autênticas famílias humanas, eis o grande desafio e o objetivo maior do MFC nos dias de hoje (cf. Eis o MFC 13, 19, 22).