segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O MFC E A FAMÍLIA


O MFC E A FAMÍLIA

Um dos desafios deste século tem sido a manutenção de relacionamentos familiares equilibrados devido à política do individualismo instaurada em nosso meio. A excessiva busca pelo prazer e os mecanismos criados para atender a esse fim têm provocado inúmeros problemas familiares e conjugais. Em decorrência desse processo, aumenta, a cada dia, o número de casais separados, de mães solteiras e de pessoas que se distanciam da idéia de assumir um relacionamento estável.

Por outro lado, é inegável que famílias equilibradas contribuem para a construção de uma sociedade melhor; daí a necessidade de buscar caminhos para a superação de problemas que cotidianamente nos afetam e nos afastam uns dos outros.

Por todo o País, Grupos de Base do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO se reúnem quinzenalmente para trocar experiências e fortalecer seus laços familiares, proporcionando encontros que funcionam como terapia de convivência e que têm promovido significativos avanços no campo familiar.

Esses Grupos de Base proporcionam uma oportunidade ímpar para fortalecer o relacionamento familiar e cristão e, ao mesmo tempo, partilhar a experiência de dinâmicas que possibilitam novos olhares sobre questões familiares.

O MFC acredita, como o Papa João Paulo II, que “investir na família é construir o futuro”. Como ressalta o Padre Zezinho é preciso que “a família que comece e termine sabendo onde vai / e que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor / e que os filhos conheçam a força que brota do amor”.

Na união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: "O que Deus uniu não o separe o homem" (Mc 10,9).

E é por acreditarmos na força de mulheres e de homens que lutam por uma sociedade mais fraterna que o MFC acredita que os nossos relacionamentos, nossas vivências, nossas atuações no MFC, geram um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade e de simpatia, resultando nas nossas grandes amizades fixadas ao plano de Deus.