segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PROCESSO PEDAGÓGICO DO MFC É DISCUTIDO EM REUNIÃO

Durante a recente reunião do Conselho de Cidade, o mefecista Cláudio Marques (Grupo Vida), fez uma explanação sobre o processo pedagógico do Movimento Familiar Cristão de acordo com o questionário respondido pelos Grupos de Base do MFC MACEIÓ. Questionário que foi distribuído com todos os Grupos de Base de Maceió e que servirá para a elaboração do planejamento das ações mefecistas no âmbito de Maceió.

Durante a reunião a Equipe Cidade propôs que as próximas reuniões tenham um formato diferente das atuais, onde constem momentos de espiritualidade, espaço destinado aos coordenadores de Grupos, prestação de contas, formação da pauta e avaliação.

Já o calendário de eventos para os próximos doze meses deverá ser alterado em função das discussões em torno do questionário e sua divulgação deve ocorrer na próxima reunião do Conselho de Cidade.

A reunião serviu para a apresentação da Equipe Cidade e suas assessorias e a discussão maior ocorreu em relação ao Casal Diocesano, onde a maioria concorda que existe uma necessidade maior do envolvimento mefecista nas ações ligadas à Arquidiocese de Maceió, onde a representatividade mefecista tem se resumido a poucos casais.

Outro assunto foi à participação dos Grupos de Base na Missa aos domingos no Aldebaran. Esse assunto será discutido mais amplamente nos Grupos de Base e reavaliado na próxima reunião.

Teve representatividade na Reunião do Conselho de Cidade os Grupos Ágape, Amizade, Caná da Galileia, Genezaré, Girassol, Luz, Novo Horizonte, Renovação, Renovação II, Sagrado Coração de Jesus, São João e Vida.

O MFC MACEIÓ lembra que promove no sábado, 14 de agosto, a partir das 19 horas, Noite Dançante com o cantor Jean Claudio, no salão de festas da Igreja do Aldebaran, com a renda revertida em prol da reforma da referida Igreja. Os convites individuais já estão à venda ao preço de R$ 10,00 (dez reais) e poderão ser adquiridos na secretaria da Igreja ou com mefecistas.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 9 de setembro, a partir das 19 horas, na Sede do MFC.

DIA INTERNACIONAL DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS

Em 9 de agosto de 1992, reuniu-se, pela primeira vez, o Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas da Subcomissão sobre Promoção e Proteção de Direitos Humanos.

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a data comemorativa em dezembro de 1994, e desde então, ela é comemorada todos os anos.

O dia internacional das populações indígenas é um passo importante para o reconhecimento das tradições e costumes de povos indígenas de todo o mundo.

É também uma forma de dar voz aos indígenas, principalmente no que concerne os direitos humanos.

No dia de hoje, devemos prestar uma homenagem à riqueza das tradições milenares indígenas e à contribuição desses povos para a diversidade cultural no mundo.

Devemos expressar a determinação de salvaguardar seus interesses e os seus direitos, onde quer que vivam.

O mundo tem cerca de 300 milhões de indígenas vivendo em mais de 70 países de todos os continentes e representando mais de 5.000 línguas e culturas.

É preciso reforçar os laços entre tradição e modernidade.


As novas tecnologias de informação e de comunicação devem ajudar na promoção e ao dar visibilidade às culturas indígenas vivas.

O conhecimento tradicional, o patrimônio tangível e, especialmente, o patrimônio intangível - que são o legado do passado e permanecem o suporte essencial da identidade e da memória - também carregam soluções de desenvolvimento para o futuro.