domingo, 27 de junho de 2010

MUDANÇA DE DATA - REUNIÃO DE COORDENADORES SERÁ TERÇA-FEIRA, DIA 29

Em virtude do feriado prolongado e do jogo da Seleção Brasileira nesta segunda-feira, dia 28, a EQUIPE CIDADE do Movimento Familiar Cristão de Maceió e os COORDENADORES, TESOUREIROS, ORIENTADORES DE GRUPOS DE BASE E ASSESSORIAS, estarão reunidos somente na próxima terça-feira (29), a partir das 19h30min, no auditório da Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara), para uma reunião com o objetivo de avaliar o desempenho do MFC e seus Grupos de Base, estabelecer metas e trocar informações referentes às atividades mefecistas no âmbito de Maceió.

A principal ação desenvolvida pelo MFC MACEIÓ é a intermediação, organização das ações e atividades dos Grupos de Base, sendo importante à troca de informações para que possa existir sucesso nas metas planejadas.

É importante a presença do Coordenador, Tesoureiro e Auxiliares de Grupo, para que o Grupo tenha voz e voto nas decisões do MFC MACEIÓ.
Ainda sob o impacto das águas que provocaram a maior enchente das ultimas décadas, as populações dos municípios alagoanos atingidos ainda não acreditam na nova realidade: destroços, lama, lixo, temor de doenças e desolação. Sem energia elétrica, sem abastecimento d’água, sem comunicação, dificuldades de locomoção.

Nos municípios cortados por rios, cujas águas subiram a níveis só comparáveis a uma histórica enchente ocorrida em 1969, a situação é de estar num campo de guerra. As escolas, os postos de saúde, o comércio, correios, bancos, cartórios, ruas inteiras, nada restou da parte funcional. Há cidades em que não há sequer escolas ou igrejas para atender os desabrigados.

Desde que tomou conhecimento da catástrofe, o Movimento Familiar Cristão de Alagoas, sensibilizado com a situação desesperadora nas regiões atingidas pela catástrofe, recorreu aos seus membros, familiares e amigos para amenizar o sofrimento dos irmãos desabrigados pela enchente com doações em alimentos, água potável, roupas, calçados, agasalhos, colchões e tudo que se pudessem amenizar as necessidades nesse momento crucial na vida de muitos.

A resposta positiva foi imediata, mefecistas começaram a pedir aos parentes e amigos em Alagoas e outros Estados, resultando até agora na doação de 2.302 cestas básicas, mais de 3 toneladas de roupas, cobertores, etc. que foram distribuídos em todas as cidades afetadas pela enchente.

Os mefecistas, quando solicitados para separarem, embalarem e distribuírem os donativos foram solícitos, participando de todas as etapas da campanha de arrecadação de donativos para as vitimas da enchente. É bom lembrar que todas as doações foram distribuídas com o acompanhamento de mefecistas, evitando o favorecimento de quem quer que seja.

Que Deus abençoe a cada um dos mefecistas, seus familiares e amigos que colaboraram e continuam colaborando com os desabrigados pela enchente.

HOJE, 41ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Clique na imagem para melhor visualização)


13º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Prof. Diácono Miguel A. Teodoro

Podemos perceber neste 13º Domingo do Tempo Comum, que sempre é momento de iniciar a caminhada com Jesus rumo à liberdade e à glória. Ele, o Filho de Deus, nos chama a seu seguimento, pois tem projetos de vida para cada um de nós e, por isso, não podemos deixar que outras propostas nos desviem do caminho por ele indicado. Observemos e cuidemos para que nossos dons sejam colocados a serviço de Deus.

27/06/2010 – 13º Domingo do Tempo Comum
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: 1 Reis 19, 16. 19-21
Salmo: 15(16)
2ª Leitura Gálatas 5,1.13-18
Evangelho: Lucas 9,51-62

Evangelho - Tema: OS SAMARITANOS NÃO RECEBEM JESUS
Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado da região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele. Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém. Quando os seus discípulos
Tiago e João viram isso, disseram:
- O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado.
Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus:
- Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem:
- Venha comigo.
Mas ele respondeu:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse:
- Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.
Outro homem disse:
- Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.
Jesus respondeu:
- Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

Comentário do Evangelho - O Reino de Deus, reino de amor e vida eterna.
Esta narrativa dá início, em Lucas, ao caminho de Jesus da Galiléia para Jerusalém. Jesus toma a firme decisão de dirigir-se ao centro do Judaísmo, Jerusalém e o Templo, para ali fazer seu anúncio libertador.

Este confronto direto com o Estado teocrático judaico era necessário para a consolidação do anúncio. Jesus sabia que tal decisão colocava em risco sua própria vida. Era chegado o tempo para ser "elevado ao céu", com certa analogia ao profeta Elias.

Ao atravessarem a Samaria, os mensageiros enviados a um povoado para preparar hospedagem provavelmente cometeram um equívoco. Com sua visão triunfalista tradicional devem ter falado de um Jesus glorioso, restaurador de Israel, o que suscitou a rejeição dos moradores, que eram discriminados pelos judeus. E, ainda, com espírito vingativo, os discípulos queriam fazer descer fogo do céu para destruí-los.

Jesus esconjura-lhes o demônio de sua ideologia. O problema não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos enviados. Em outro povoado samaritano apresentam-se três pessoas dispostas a seguir Jesus.

As três respostas de Jesus exprimem o essencial: segui-lo significa romper com as tradições do passado e anunciar o Reino de Deus, reino de amor e vida eterna.

Não se trata mais de deter-se nos banquetes de despedida, como Eliseu (primeira leitura), mas, na liberdade, deixar-se conduzir pelo Espírito.

Oração
Espírito de paciência misericordiosa, faze-me compreender que o Pai respeita cada pessoa a quem o Reino é anunciado, e espera que ela se decida livremente a aceitá-lo.