sábado, 2 de maio de 2009


4º DOMINGO DA PÁSCOA






OUVIR A VOZ DE QUEM CLAMA
Pe. Nilo Luza, ssp

A metáfora pastor e ovelhas, na Bíblia, indica de maneira muito forte a relação dos dirigentes com o povo. Há pastores bons e outros nem tanto. Jesus se apresenta como bom pastor: conhece suas ovelhas e dá a vida por elas. Por sua vez, as ovelhas também o conhecem. Se, nos tempos modernos, as pessoas se sentem capazes de guiar-se por própria conta, dispensando “comandantes”, também é verdade que muitas vezes se sentem desamparadas e abandonadas, sem rumo, necessitadas de alguém que as oriente e defenda. A Bíblia nos ensina que todos somos responsáveis uns pelos outros, mas há pessoas que têm maior responsabilidade e compromisso pelo cargo que exercem – são as lideranças, que podem ser englobadas em três grupos: as lideranças políticas, as religiosas e as familiares.

As lideranças políticas são nossos governantes e dirigentes políticos. Serão bons pastores à medida que ouvirem, sobretudo a voz do povo mais necessitado do auxílio das políticas públicas. Os bons políticos pensam mais na missão que o povo lhes confiou do que nos interesses pessoais.

As lideranças religiosas são os bispos, padres, ministros e agentes comunitários. Como Igreja, fazemos parte de uma organização encabeçada pelas lideranças, desde o papa até o ministro da comunidade. Espelhando-se em Jesus, bom pastor, essas lideranças moldam sua prática evangelizadora e missionária.

As lideranças familiares são os pais ou os que têm a responsabilidade de criar filhos. Os genitores precisam ser amigos, abertos ao diálogo e à escuta dos anseios e necessidades dos filhos; mas também firmes e convictos dos valores em que acreditam e que pregam, dando exemplo de boa convivência e de conduta honesta e exigindo dos filhos empenho nos valores éticos e cristãos. Eis o que diz o Documento de Aparecida: “Os pais devem tomar consciência de sua alegre e irrenunciável responsabilidade na formação integral dos filhos” (n. 118). Ao mesmo tempo em que os filhos se sentem amados e queridos pelos pais, devem ter consciência de que também há limites a ser respeitados.

EVANGELHO João 10,11-18
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus: 11”Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”. – Palavra da salvação.
-