segunda-feira, 9 de março de 2009

PADRE MANOEL HENRIQUE FALA AOS MEFECISTAS SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

Seguindo uma tradição de 44 anos, a Igreja Católica anunciou na última Quarta-Feira de Cinzas, a pauta da Campanha da Fraternidade 2009. Com o lema "A Paz é Fruto da Justiça" e o tema "Segurança Pública", a abertura da campanha em Maceió ocorreu em ato público na Praça Deodoro e durante missa celebrada pelo bispo arquidiocesano, dom Antônio Muniz Fernandes. O Movimento Familiar Cristão de Maceió, promoveu nesta segunda-feira (9), palestra com o padre Manoel Henrique de Santana sobre a Campanha da Fraternidade 2009, no auditório da Faculdade de Teologia de Maceió.

Com abordagens voltadas a questões de violência e apresentação de um vídeo da campanha, padre Manoel Henrique disse da preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que este processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus.

O objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2009 é suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, afim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos. A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao “outro” e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os “diferentes”, e tendo como foco os bens materiais.

Para ele, os problemas de segurança pública são muitos e a Igreja Católica lança a discussão para que haja um despertar entre os brasileiros. Ele admite que o tema é complexo. Além disso, torna-se inevitável falar em drogas, como o crack, a maconha. A melhor cura está na prevenção.